A Manvia Condutas iniciou no passado mês de Novembro de 2017, a empreitada de reabilitação e reforço estrutural de duas passagens hidráulicas (PH006 ao PK4+315 e PH010 ao PK6+750) localizadas sob a A14 – Autoestrada do Baixo Mondego, cuja concessão se encontra a cargo da Brisa.
Tratam-se de estruturas em aço corrugado do tipo ARMCO com sinais de degradação e corrosão que colocam em risco a sua estabilidade e da plataforma rodoviária que sustentam, assim como a segurança dos seus utilizadores.
Na reabilitação por entubamento simples (Relining), estão a ser utilizados tubos modulares em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), colocados no interior da tubagem existente (ARMCO), preenchendo-se o espaço anelar com betão de elevada fluidez.
A nova tubagem foi fornecida em módulos com comprimento (6m) e diâmetro (2200mm) para a PH006 e comprimento (3m) com diâmetro (1600mm) para a PH010.
Esta técnica de reabilitação permite o aumento da resistência estrutural da PH, melhora o desempenho hidráulico aumentando o tempo de vida útil da mesma.
As principais tarefas em execução nesta obra, em cada uma das PH´s são:
- Limpeza e desmatação das bocas a jusante e montante de cada PH.
- Desobstrução, remoção de detritos e lavagem de baixa pressão no interior das PH.
- Colocação da nova tubagem no interior das PHs existentes.
- Preenchimento do espaço anelar entre as duas tubagens.
- Construção das bocas de lobo na zona dos emboquilhamentos a montante e jusante em cada PH.

