A Manvia Angola, em conjunto com a Mota-Engil Angola, está inserida no projeto da Reabilitação das Ruas de Luanda, cuja ação consiste na limpeza e inspeção vídeo dos coletores das Ruas de Luanda (fase I e II) ao longo de 50 km de ruas pavimentadas pela Mota-Engil Angola.

A Manvia Angola foi criada em 2013, sendo uma empresa cuja finalidade é atuar no mercado dos serviços de reparação e reabilitação de condutas sem abertura de vala, e na instalação de novas condutas pelos processos de microtúnel ou perfuração dirigida. Os serviços incluem ainda trabalhos de limpeza e inspeção vídeo de condutas e localização de infraestruturas enterradas.

Na fase II da obra foi executada a limpeza e a inspeção vídeo dos coletores das ruas antes da pavimentação, de modo a que fosse possível avaliar o seu estado, sendo que atualmente, está a proceder-se aos trabalhos da fase I em ruas já reabilitadas, nas quais é realizada a limpeza e inspeção vídeo de coletores.

Com o auxílio desta ferramenta, é possível verificar o estado físico dos coletores e traçar um plano de intervenção, a curto prazo. Assim, quando o coletor está em colapso ou severamente danificado, procede-se à reabilitação imediata.

Já a médio prazo, sobre os coletores degradados, mas que não apresentam risco imediato de ruir, é executada uma reabilitação urgente e a longo prazo, para coletores que necessitam somente de manutenção periódica, é a realizada uma limpeza anual ou tri-anual.

Neste momento, com uma execução de 40%, prevê-se a sua finalização em Março de 2017. A importância deste projeto é enorme, ao trazer uma maior qualidade de vida e contribuindo para a eliminação da maioria de esgoto que corre a céu aberto na cidade.

Esta limpeza dos coletores evita que o esgoto não circule pela via ou passeios.

conduta_angola_web