O Georadar, ou Radar de Penetração, é um método eletromagnético de prospeção geofísica remota sem abertura de vala.

O seu princípio de funcionamento baseia-se na geração e transmissão de ondas eletromagnéticas de curta duração ao meio físico, através de uma antena. Estas, ao propagarem-se pelo meio, sofrerão fenómenos de reflexão, refração e difração nos interfaces elétricos. A percentagem da onda refletida é captada pelo equipamento, o qual permite o armazenamento e a visualização dos dados sobre a forma de um perfil; a restante atravessa a interface, continuando a propagar-se pelo meio até encontrar uma nova camada, repetindo-se o processo.

Os equipamentos geroradar disponíveis atualmente no mercado podem classificar-se em duas categorias: equipamentos de propósito generalistas e equipamentos específicos para certas aplicações.

A Manvia Condutas tem desenvolvido e executado desde o ano 2015 diversos projetos na área do cadastro de infraestruturas enterradas (águas, Incêndio, gás) para diversos clientes estatais e privados, permitindo a atualização entre o que foi projetado e o existente das redes analisadas.

  • Grupo Águas de Portugal
  • Parque Escolar
  • Grupo Mosqueteiros
  • REN
LOCALIZAÇÃO DE INFRAESTRUTURAS ENTERRADAS POR GEORADAR
georadar